top of page

AGENDAMENTOS

Confira todos os exames realizados pela Ecohaertel

Ecodoppler transtorácico - 4.09.01.10-6

O exame consiste em uma análise estrutural e funcional do coração, com detecção dos fluxos sanguíneos intra-cardíacos, permitindo a obtenção de vários parâmetros hemodinâmicos de modo totalmente não invasivo através da metodologia Doppler convencional e mapeamento Doppler com fluxo a cores. É a modalidade de ecocardiograma mais realizada, servindo como uma complementação da avaliação cardiológica clínica, obtendo-se, desta forma, imagens cardíacas internas através do tórax, com a utilização do ultrassom, sem nenhum risco ou efeito colateral indesejável para a saúde do paciente examinado.

Chegada: chegar com 30 min de antecedência. Estar sem colar. Vestir roupas confortáveis


Preparo: não exige
 

Tempo de duração: 20 minutos

Ecocardiograma transtorácico
tridimensional - 4.09.01.77-7

Este exame permite a avaliação e reconstrução tridimensional das estruturas cardíacas através da utilização do ultrassom por um aparelho de ecocardiografia sofisticado e de tecnologia de ponta. Um transdutor especial é colocado externamente em contato com o tórax do paciente, gerando-se imagens tridimensionais, as quais são analisadas inicialmente no monitor externo da máquina e após são enviadas para um sistema computacional específico para análise “off-line”, onde é feito o diagnóstico definitivo da patologia cardíaca. Este método permite avaliação mais precisa dos volumes cavitários e da função cardíaca, sendo considerado também muito importante para o estudo anatômico e funcional das valvas cardíacas e cardiopatias congênitas.

Chegada: chegar com 30 minutos de antecedência


Preparo: não exige
 

Tempo de duração: 40 minutos a 1 hora

Ecodoppler transesofágico
(c/transtorácico) - 4.09.01.09-2

É um método ultrassonográfico realizado por meio da introdução de sonda semelhante a um endoscópio no esôfago, após anestesia local da orofaringe (para reduzir o reflexo de náusea) e sedação do paciente. Este exame é utilizado de forma complementar ao procedimento ecocardiográfico transtorácico, sendo indicado na obtenção de informações relevantes para o esclarecimento diagnóstico definitivo de alterações estruturais e/ou funcionais cardíacas, principalmente no contexto clínico de importantes dúvidas residuais sobre o estado do paciente que possam não terem sido resolvidas após a realização dos exames convencionais.

Chegada: chegar com 30 minutos de antecedência


Preparo: Fazer jejum absoluto de 6 horas (não ingerir água nem medicações). Vir acompanhado na chegada do exame e trazer seus exames cardiológicos prévios.

Tempo de duração: 30 minutos

Ecocardiograma transesofágico
tridimensional - 4.09.01.78-5

A técnica transesofágica tridimensional permite uma investigação diagnóstica mais acurada das doenças cardíacas, principalmente as relacionadas às disfunções valvares. O exame utiliza uma sonda transesofágica especial equipada com um transdutor matricial de alta frequência, o qual obtém imagens tridimensionais das estruturas cardíacas, como cavidades e valvas, constituindo-se, na atualidade, principalmente no contexto do estudo das doenças valvares, exame de fundamental importância para o diagnóstico anatômico/funcional destas anormalidades. O exame transesofágico tridimensional também se situa, nos dias de hoje, como fundamental para o acompanhamento e monitoração de diversos procedimentos cirúrgicos e ou hemodinâmicos corretivos de anormalidades cardíacas, como nas situações de doenças valvares e defeitos cardíacos congênitos.

Chegada: chegar com 30 min de antecedência.


Preparo: Fazer jejum absoluto de 6 horas (não ingerir água nem medicações). Vir acompanhado na chegada do exame e trazer seus exames cardiológicos prévios.

 

Tempo de duração: 1 hora

Ecodoppler fetal com fluxo a cores (p/fetos) - 4.09.01.09-2

A ecocardiografia fetal é um método ultrassonográfico não invasivo realizado no abdômen da mulher grávida após a 20ª semana de gestação. A técnica possibilita a avaliação intra uterina morfológica e funcional do coração do feto, sendo complementar à ecografia obstétrica, apenas focada na avaliação cardíaca fetal. É isenta de riscos para o feto, podendo ser repetida durante a gravidez, caso haja necessidade de acompanhamento evolutivo de eventuais anormalidades cardíacas fetais.

Chegada: chegar com 30 min de antecedência.


Preparo: Não exige preparo. O exame deverá ser agendado a partir da 22ª semana de gestação.

Tempo de duração: de 20 a 30 minutos

Ecodoppler com estresse farmacológico - 4.09.01.07

Este exame é uma combinação de testes cardíacos que buscam avaliar o estado funcional do coração em diferentes momentos. O procedimento utiliza a técnica ecocardiográfica convencional, associada ao sistema Doppler, que mostra o estado contrátil cardíaco, inicialmente em repouso, com registro eletrocardiográfico presente, o qual fornece igualmente as informações respectivas, como o ritmo cardíaco e eventuais alterações isquêmicas miocárdicas causadas por doença coronariana. Em sequência, o paciente recebe medicamentos, como Dobutamina, que aceleram seus batimentos cardíacos, de forma similar a um teste ergométrico, mas sem a necessidade do esforço físico presente. Desta forma, é possível fazer uma comparação bastante fidedigna entre parâmetros funcionais de imagem em repouso e durante o estresse farmacológico determinado pelo uso da medicação, detectando-se, assim, o eventual surgimento de novos distúrbios contráteis miocárdicos nesta última situação, não existentes em repouso, o que gera uma importante informação diagnóstica para o estado do paciente.

Chegada: chegar com 30 min de antecedência. 


Preparo: Fazer jejum absoluto de 4 horas (sem água ou medicações). Não deve consumir alimentos com cafeína e xantinas nas 48 horas que antecedem o exame (ex.: café, chá, chimarrão, chocolate, estimulantes, energéticos). O uso de medicações tipo Betabloqueadores (ex.: Angipress, Atenolol, Carvedilol, Propanolol, Seloken, Selozok, Bisoprolol) deverá ser suspenso 48 horas antes do exame conforme AUTORIZAÇÃO PRÉVIA DE SEU MÉDICO ASSISTENTE.  Trazer seus exames cardiológicos prévios e um eletrocardiograma atual (realizado a menos de 30 dias). Caso não tenha eletrocardiograma recente, este poderá ser realizado no momento do exame (trazer a requisição médica solicitando o ECG). Você deverá vir acompanhado para a realização do exame.

Tempo de duração: de 20 a 30 minutos

Ecodoppler com estresse físico - 4.09.01.69-6

Este exame é uma combinação de testes cardíacos que buscam avaliar o estado funcional do coração em diferentes momentos. O procedimento utiliza a técnica ecocardiográfica convencional, associada ao sistema Doppler, que mostra o estado contrátil cardíaco, inicialmente em repouso, com registro eletrocardiográfico presente, que detecta os sinais elétricos do coração. Em sequência ao exame de repouso, o paciente realiza exercício físico, como pedalar em uma bicicleta ergométrica. Estas atividades físicas começam de forma progressiva, com cargas crescentes, até que o paciente atinja o nível de exercício requerido para fins diagnósticos. As imagens ecocardiográficas são obtidas constantemente durante todo o desenrolar do procedimento, sendo possível, desta forma, a detecção em tempo real de eventuais alterações cardíacas desencadeadas pelo esforço físico, não existentes na comparação com o exame em repouso.

Chegada: chegar com 30 min de antecedência.


Preparo: Recomendamos uma refeição leve 2 horas antes do exame. Não deve vir em jejum e não deve fazer exercícios físicos no dia do exame. É importante não fumar, não tomar café, chá preto ou chimarrão nas 2 horas que antecedem o exame. Sugerimos trazer uma roupa adequada para realização de exercício físico, bem como uma toalha para enxugar-se após o exame. Lembre de trazer seus exames cardiológicos prévios.

Tempo de duração: 30 minutos

Ecodopplercardiograma sob estresse físico
ou farmacológico com contraste - 4.09.01.70-8

Este exame usa as mesmas metodologias descritas previamente em relação aos estudos ecocardiográficos sob estresse farmacológico e físico. Após a avaliação ecocardiográfica em repouso, submete-se o coração a um agente estressor, que promove aceleração no ritmo cardíaco. Essa nova situação de estresse pode ser causada tanto por agentes farmacológicos, como a Dobutamina, quanto pelo exercício físico. No entanto, neste procedimento o paciente recebe um outro elemento adicional extremamente importante, o contraste cardíaco. A utilização concomitante do contraste, principalmente durante a fase de estresse do exame,  permite verificar a dinâmica contrátil das paredes do coração, assim como o  fluxo sanguíneo coronariano que irriga as diversas regiões do miocárdio. A introdução do contraste dá-se a partir de medicação aplicada por via intravenosa e trânsito transpulmonar  até atingir câmaras cardíacas esquerdas e respectivas redes coronarianas.

Chegada: chegar com 30 min de antecedência.


Preparo: Sob ESTRESSE FÍSICO: Recomendamos uma refeição leve 2 horas antes do exame. Não deve vir em jejum e não deve fazer exercícios físicos no dia do exame. É importante não fumar, não tomar café, chá preto ou chimarrão nas 2 horas que antecedem o exame. Sugerimos trazer uma roupa adequada para realização de exercício físico, bem como uma toalha para enxugar-se após o exame. Lembre de trazer seus exames cardiológicos prévios. Sob ESTRESSE FARMACOLÓGICO: Fazer jejum absoluto de 4 horas (sem água ou medicações). Não deve consumir alimentos com cafeína e xantinas nas 48 horas que antecedem o exame (ex.: café, chá, chimarrão, chocolate, estimulantes, energéticos). O uso de medicações tipo Betabloqueadores (ex.: Angipress, Atenolol, Carvedilol, Propanolol, Seloken, Selozok, Bisoprolol) deverá ser suspenso 48 horas antes do exame conforme AUTORIZAÇÃO PRÉVIA DE SEU MÉDICO ASSISTENTE. Trazer seus exames cardiológicos prévios e um eletrocardiograma atual (realizado a menos de 30 dias). Caso não tenha eletrocardiograma recente, este poderá ser realizado no momento do exame (trazer a requisição médica solicitando o ECG). Você deverá vir acompanhado para a realização do exame.

Tempo de duração: 30 minutos

Ecodoppler com contraste perfusão - 4.09.01.06-8

Esse exame usa as mesmas metodologias descritas previamente em relação aos estudos ecocardiográficos sob estresse farmacológico e físico.
Neste procedimento agrega-se ao estudo ecocardiográfico, em repouso e sob estresse, o uso do contraste, o qual permite uma melhor visualização das paredes do coração e, principalmente, a análise da perfusão miocárdica. Este método, portanto, possibilita visualizar a irrigação sanguínea arterial do músculo cardíaco, ou seja, a perfusão miocárdica através da rede arterial coronariana, possibilitando a detecção de eventuais anormalidades obstrutivas destes vasos.

Chegada: chegar com 30 min de antecedência. Estar sem colar. Vestir roupas confortáveis


Preparo: Jejum de 3 horas.

Tempo de duração: 20 minutos

Ecodoppler com contraste intracavitário - 4.09.01.05-0

Esse exame usa as mesmas metodologias descritas previamente em relação aos estudos ecocardiográficos sob estresse farmacológico e físico.
Através do contraste administrado neste tipo de exame ecocardiográfico, em repouso e sob estresse, obtém-se uma ótima opacificação interna do coração, detectando-se anormalidades de dinâmica contrátil das paredes ventriculares não passíveis de serem diagnosticadas pelo ecocardiograma convencional sem o uso do agente contrastante, principalmente naqueles pacientes onde a imagem ecocardiográfica é subótima devido a condições externas torácicas desfavoráveis, como enfisema pulmonar e obesidade. Desta forma, o uso do contraste para opacificação cavitária aumenta significativamente a capacidade diagnóstica do exame ecocardiográfico para a detecção de anormalidades contráteis do músculo cardíaco de origem coronariana.

Chegada: chegar com 30 min de antecedência. Estar sem colar. Vestir roupas confortáveis


Preparo: Jejum absoluto de 3 horas. Não deve ingerir café, chá, chocolates, refrigerantes e bebidas alcóolicas nas 24 horas que antecedem o exame.

Tempo de duração: 20 minutos

Ecodoppler para avaliação do sincronismo cardíaco - 4.09.01.62-9

Este exame é responsável pela pesquisa de dissincronia cardíaca em pacientes com insuficiência cardíaca grave, nas diversas situações em que ocorre prejuízo importante da função cardíaca devido à contração desorganizada das paredes da câmara ventricular. Neste procedimento, o médico analisa a contratilidade do coração, utilizando “softwares” especiais, como Strain miocárdico e Doppler tecidual, no intuito de diagnosticar a eventual falta de sincronização entre os tempos de contração durante a  comparação efetiva entre as diferentes paredes da câmara ventricular. Esse exame permite uma melhor análise do estadiamento da disfunção do músculo cardíaco, possibilitando maior segurança na indicação de determinados tipos especiais de marcapasso, os chamados ressincronizadores.

Chegada: chegar 30 minutos antes


Preparo: No momento do exame será realizado um eletrocardiograma para avaliação do sistema elétrico do coração. Você deverá ter uma requisição médica solicitando o ECG.

Tempo de duração: 1 hora

Ecodoppler para ajuste de marcapasso - 4.09.02.71-8

Esse tipo de exame costuma ser realizado de 30 a 60 dias após colocação do marcapasso, mas também pode ser feito periodicamente. Ele é realizado com o objetivo de configurar e ajustar o equipamento utilizado para tratar pacientes que apresentam alterações na regulação do ritmo cardíaco.

Chegada: chegar 30 minutos antes


Preparo: Após marcar o exame, o paciente deverá entrar em contato com a central de atendimento do Marcapasso/CDI (telefone na carteirinha) para solicitar a presença do técnico da empresa no momento do exame.

Tempo de duração: 1 hora

bottom of page